O que as empresas devem fazer para evitar riscos tributários

O que as empresas devem fazer para evitar riscos tributários

Para as empresas, estar em conformidade com todas as obrigações fiscais é essencial para evitar riscos tributários. Saiba mais.
Compartilhar o post

O pagamento de tributos se configura como uma obrigação legal de todos os indivíduos. Para as empresas a fiscalização é considerada uma grande preocupação de seus empresários que precisam se certificar de realizar a entrega de tudo o que é necessário para não cair em riscos tributários. Ainda que o pagamento seja feito corretamente, na data estipulada, é possível acontecer inconsistências no que diz respeito aos cálculos e documentos divergentes.

Existem alguns fatores diferentes que podem levar as empresas a terem complicações com a Receita Federal, entre eles: desorganização interna que interfere no recolhimento dos dados, omissão de informações enviadas ao Fisco e o não investimento em tecnologias que podem atuar na facilitação desse processo.

Sabe-se da dificuldade do empresário em manter-se alerta para as alterações da legislação tributária, não obstante, garantir um entendimento básico sobre os acontecimentos atuais e os que afetam diretamente o negócio, pode evitar que problemas com a fiscalização apareçam no futuro. O treinamento e capacitação dos funcionários também deve ser levado em consideração nesta hora.

Baixe nosso e-Book sobre Compliance Fiscal e saiba como ter disciplina e organização com a segurança jurídica da sua empresa.

Investimento em tecnologia

Se apoderar das novas tecnologias que podem mudar drasticamente a rotina de um funcionário é uma ótima saída para redução dos riscos. Utilizar sistemas avançados e softwares pode fazer com que exista um controle maior do que acontece. Com a Inteligência Artificial, por exemplo, é possível realizar o controle de lançamento, programar avisos por meio de Chatbots e análise de todas as declarações tributárias enviadas para certificação.

Por fim, é válido ressaltar que não se atentar a todos esses pontos pode trazer diversas consequências para a instituição afetando o negócio como um todo, uma vez que, grande parte dos riscos fiscais resultam em multa. Também podem ocorrer pausas nas operações, retirada do TTD (Tratamento Tributário Diferenciado) e complicações com o CND (Certidão Negativa de Débitos), um documento que confirma a não existência de pendências financeiras.

Ter o acompanhamento de um time especializado em direito tributário, que já acompanha todas as mudanças da área e sabe o que é necessário para uma boa atividade, é o mais correto a se fazer. Atualmente o mercado conta com a especialização da equipe da Inteligência Tributária Taxbox, que atua nas esferas consultivas e contenciosas para garantir que seus clientes mantenham seus negócios crescendo e sem complicações com os tributos. Entre em contato para conhecer mais sobre os nossos serviços.

Veja mais:
entre em contato

O que podemos fazer para sua empresa?

Imprimimos inteligência e eficácia no controle tributário do seu negócio.