A realização do processo de sucessão já possui um alto grau de dificuldade por si só. Compreender a disponibilidade e habilidades do sucessor, alinhar as metas da empresa e realizar treinamentos são ações que levam tempo e são pensadas para garantir a saúde da empresa depois da troca do líder. Um planejamento prévio é geralmente utilizado para que todo o procedimento seja feito de forma organizada e eficiente.
Para empresas com ativos no exterior é de se imaginar que o processo seja um pouco mais complicado. É comum encontrar pessoas físicas que decidam investir no exterior, no entanto, geralmente esse investimento é feito sem auxílio de um profissional da área correndo o risco de sofrer os impactos tributários tanto do Brasil quanto do país escolhido.
A vontade de realizar tal aplicação pode ser explicada por vários motivos, sendo alguns deles: a diversificação de portfólio, dar mais segurança para o seu bem e equilibrar os investimentos. Ao passarem pelo método de sucessão, esses investidores podem acabar trazendo riscos para seus herdeiros que terão que arcar com os valores das tributações, com países cobrando tributos em ocasiões como a de sucessão de herdeiros de até 30% do valor do patrimônio.
Portanto, antes da realização do planejamento a análise do peso dos impostos deve ser levada em consideração.
Conheça nosso e-Book sobre Compliance Fiscal
Etapas para a sucessão
Com todos esses pontos levantados é importante destacar e entender afinco de que forma esse planejamento pode acontecer mesmo com os bens no exterior. O primeiro tópico a destacar é a compreensão dos ideais e metas que a empresa possui para em seguida alinhar os acervos de bens existentes aqui no Brasil ou em outros locais. Depois de identificado, há a verificação dos direitos dos herdeiros e por último a organização do planejamento com a criação de estratégias e saídas a serem utilizadas, como fundo de investimentos, holdings e testamentos.
Importância de ter um auxílio profissional
Contar com um time de especialistas da área tributária é a melhor saída para todas as empresas que estão passando pela sucessão e com os ativos no exterior, e não sabem como realizar todo o processo sozinhos. A Inteligência Tributária, Taxbox, auxilia nesse e em outros serviços como em processos administrativos e multas e informações sobre reformas tributárias.