A área tributária além de complexa, está sempre mudando e se adaptando a novas realidades. Um grande agente que contribui para a sua evolução é a tecnologia, mais especificamente as inovações tecnológicas que desempenham um papel de auxílio para os operadores de direito da área. Como ferramenta, a Inteligência Artificial, por exemplo, ajuda os profissionais a desempenharem as atividades com mais agilidade e eficiência.
O planejamento tributário é uma das atividades desempenhadas por advogados tributaristas que precisam organizar o pagamento de tributos das empresas e pensar em formas de reduzir esta contribuição obrigatória. Por ser uma tarefa tributária ela pode ser melhor desenvolvida com o auxílio da IA.
Como é feito?
O planejamento tributário é considerado uma ferramenta de grande importância para a redução de custos de uma instituição. Os advogados, ao conhecerem profundamente as legislações e estarem atentos às mudanças, acabam entendendo as necessidades da instituição e qual tributo se relaciona ou não com ela, evitando assim o pagamento de tributos indevidos.
É a partir de um planejamento bem feito que possíveis diminuições dos valores dados e adiamentos podem ser realizados, tudo visando o bem-estar da empresa e o momento que se encontram. Durante o processo de sucessão familiar ele pode ser realizado a fim de completar o planejamento sucessório organizado pela instituição a fim de deixar o herdeiro pronto e a empresa funcionando como antigamente.
Com as informações passadas fica perceptível os dois tipos de planejamento tributário: o estratégico (que visa trazer benefícios à empresa a longo prazo) e o operacional (mais focado para o dia a dia da instituição e de suas obrigações).
É válido destacar ainda a importância de ter o profissional da área para todas as etapas do processo. A Inteligência Tributária Taxbox possui profissionais capacitados na área para garantir a melhor consultoria a seus clientes. Além da realização do planejamento tributário e auxílio no momento de sucessão, também oferece outros serviços de consultoria voltados para revisão fiscal e alterações em legislações que afetem diretamente os negócios.
Saiba como manter a sua empresa em Compliance Fiscal
Aplicação da IA no tributário
Após a compreensão do nível de dificuldade da atividade é possível perceber porque a Inteligência Artificial melhoraria a realização dela.
Com a tecnologia, que lida basicamente com dados e se assemelha com ação humana, é possível prever alterações nas leis, analisar padrões de ações das organizações e mudá-los para melhor os erros de pagamento e fazer revisões a fim de recuperar tributos pagos erroneamente.
Sendo implementado por um time focado no assunto, e com o auxílio do operador de direito, a tecnologia eleva a qualidade do serviço garantindo mais chances de ser bem executado, tanto de forma preventiva quanto diariamente.
Investir no planejamento tributário ajuda a marca a estar em legalidade, a ter valores revistos e recebidos e contribui para uma gestão mais equilibrada do negócio. Para saber como incluir a IA e deixar esse procedimento ainda mais prático entre em contato com a Diana, acessando o site.