A complexidade do setor tributário é um fator conhecido pelos contribuintes. Os impostos precisam ser obrigatoriamente pagos pelas empresas que devem se atentar com as datas, os tipos de tributos e as mudanças recorrentes da área.
Para manter tudo em dia, as instituições podem contar com ferramentas disponíveis atualmente, que levam a uma boa organização interna e garantem a realização das atividades. Uma dessas estratégias é a contabilidade tributária.
Como funciona a contabilidade tributária?
Ela é visualizada como uma especialização das ciências contábeis cujo objetivo é o controle dos tributos e aplicação da informações tributárias. Durante o processo são analisadas e checadas as informações tributárias das empresas, as falhas e os acertos.
Os tributos passam a ser monitorados de perto e as ações das instituições alteradas para que cheguem no objetivo necessário. É válido ressaltar que os regimes fiscais escolhidos pelos gestores para sua empresa também são levados em consideração no momento da análise.
Além de ser uma questão de saúde interna, optar pelo campo de estudo é uma forma de estar em compliance e de estar em governança corporativa.
Quando bem aplicada, a contabilidade tributária traz apenas consequências positivas. A ferramenta evita que a instituição chegue até a inadimplência, e pode ainda, ajudá-la a atingir a elisão fiscal (uma forma de não pagar os impostos ou reduzi-los).
Portanto, para que seja realizada adequadamente deve ser organizada por um profissional especializado em direito tributário e contabilidade.
Algumas dicas para contabilidade tributária que podem ajudar uma instituição são:
- estar atualizado em relação a legislação;
- olhar para o que já foi feito em relação aos tributos na empresa;
- estar a par do histórico;
- ter os documentos em dia.
Setor tributário
Além de ser considerado antiquado para a época e pouco abrangente, o setor tributário tende a ser complexo por evidenciar as três esferas governamentais. Por este motivo, costuma obter alterações frequentes – como a criação de teses filhotes – que deixam o entendimento da legislação ainda mais complicado.
Uma reforma tributária vem sendo discutida pelo Governo Federal e visa melhorar a situação de desigualdade em que o setor se encontra, assim como facilitar a cobrança dos impostos.
A grande quantidade de impostos a serem pagos pelas empresas (como a Previdência Social e o Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços) também é uma preocupação da reforma que planeja unificar os impostos.
A Inteligência Tributária Taxbox está presente no mercado para auxiliar os contribuintes e as empresas com o exercício obrigatório e com a organização interna, a fim de manter a instituição funcionando por mais tempo. Conheça esse e outros serviços oferecidos pelo time especializado acessando o site.