O Brasil é um dos países que mais cobra impostos. Aproximadamente 1.958 horas são reservadas para a realização de atividades voltadas para as obrigações tributárias, como informa o (IBPT). As taxas alcançam a marca de 68,4% dos lucros da empresa.
Muitas instituições acabam pagando valores a mais ou indevidamente. Para 76% das instituições do Simples Nacional o pagamento a mais realmente acontece. Para situações do tipo há possibilidade de receber os valores de volta através da recuperação de crédito tributário.
LEIA TAMBÉM:
Para iniciar esse processo é necessário obter o auxílio de especialistas da área que verificarão a situação da empresa organizando um levantamento fiscal que demonstrará quais foram os tributos.
Segundo Jessyca de Carvalho, contadora, será necessário avaliar livros, notas fiscais e outros documentos entregues. “Depois disso, é necessário solicitar administrativamente a restituição do tributo ou a compensação, ou seja, o abatimento nas próximas contribuições”, revela.
Caso o Fisco não aceitar a devolução do valor será preciso dar entrada numa ação judicial onde serão realizados cálculos e pesquisas aprofundadas. A recuperação de crédito costuma ser usada para dar um respiro financeiro para a empresa.