Algumas preocupações devem ser levadas em consideração pelos gestores de empresas familiares durante o processo de mudança de herdeiros. Essa fase, também conhecida como sucessão familiar, depende de alguns processos para acontecer e certos pontos de atenção a serem praticados antes da mudança, durante e depois dela.
Para uma alternância apropriada é necessário muito mais do que a passagem de liderança. Abaixo destacamos os 3 pontos necessários para uma sucessão familiar adequada.
1. Organização prévia
O entendimento antecipado da situação da empresa que em breve terá que receber uma nova liderança é capaz de dar mais segurança e uma maior percepção do todo para o atual gestor. Nesse processo de organização o gestor evita que acontecimentos ruins se passem na hora de sua partida, prevenindo assim uma crise interna que possa levar a paralisação das atividades.
O plano de sucessão é, portanto, a melhor opção para atravessar esse processo de forma organizada e eficaz. Ele deve ser construído a partir do olhar do atual dono (e de preferência com o auxílio de advogados) e possuir detalhes específicos como: tópicos gerais da empresa, definição de papéis, informações sobre impostos, entre outros.
2. Planejamento tributário
Focar na área financeira e tributária também é importante. Ela também deve ser pensada de forma preventiva, para que não seja revisada em momentos emergenciais, quando o gestor precisa ser substituído.
Discutir sobre entradas e saídas e o sistema de pagamento de tributos da empresa, por exemplo, são relevantes para que o pagamento dos impostos continue sendo realizado da maneira correta, com a possibilidade ainda de ocorrer revisões fiscais quando necessário, para o bem-estar da instituição.
A Inteligência Tributária Taxbox garante a realização deste serviço e de outros voltados à organização tributária. Entre em contato para conhecer mais.
3. Transparência das ações
Agir com transparência é sempre a melhor solução no processo de sucessão. Propor as oportunidades e informá-las com o máximo de antecedência possível aos herdeiros possibilita que haja a especialização do profissional. Em casos negativos, quando os filhos decidirem não atuar nesse papel, há uma chance do atual gestor procurar por outras soluções.
Também é importante que o atual gestor seja transparente com o próximo ao mostrar todos os desafios e as condições necessárias para o cargo.
Para realizar todo o processo e obter uma sucessão familiar tranquila é possível receber o apoio da Recuperação Brasil que atua para auxiliar as empresas, principalmente as do agronegócio, a passarem por esse momento sem perdas ou conflitos. Acesse o site para encontrar mais informações.