A área tributária é uma das mais complexas, e por esse motivo, é a que mais gera dúvidas para a população geral e para as empresas que necessitam compreender as leis a fundo para realizar os pagamentos e continuar em conformidade. O direito tributário já conhece as dores e questões comumente trazidas, o que o leva a discutir a criação de uma reforma tributária para melhorar esta realidade.
As inovações tecnológicas, por outro lado, facilitam o entendimento das informações e podem ser utilizadas pelos operadores de direito para os principais serviços da área como na revisão fiscal e durante o planejamento tributário. É o caso do Visual Law, que ao ser incluído na rotina dos advogados, pode contribuir para o aumento da compreensão dos documentos jurídicos tornando o setor mais acessível.
Saiba como essa e outras ferramentas, como a Inteligência Artificial, contribuem para a melhoria da área.
Ferramenta de facilitação
O Visual Law é uma ferramenta marcada pela utilização de elementos visuais em documentos jurídicos em geral – como petição, contratos e termos de uso – e que auxilia no entendimento das teses lá dispostas. A ideia é simplificar a linguagem para que os leitores compreendam as normas ou cláusulas. Para isso, elementos como imagens, vídeos, infográficos, ícones, QR Codes e links podem ser incluídos nos documentos para facilitar o processo de leitura e compreensão.
A inovação, mesmo que recente, tem sido amplamente utilizada e aceita pelos operadores do direito, provocando mudanças significativas para a advocacia e permitindo que ela seja mais inclusiva, visto que a linguagem acadêmica não possui a mesma abrangência que a linguagem visual.
Baixe o modelo gratuito PETIÇÃO VISUAL CANE para ter um exemplo prático da aplicação do Visual Law.
Formas de utilizar o Visual Law no tributário
Como exemplo podemos citar os vídeos, os quais podem explicar como funciona o fato gerador e alíquota de determinados tributos, sem utilização de linguagem técnica ou longos textos jurídicos, assim como a preferência por Bullet Points e até mesmo gamificação para tornar o documento mais acessível cuja leitura consequentemente será mais agradável.
Ao utilizar o Visual Law, os escritórios são vistos de forma diferenciada e os benefícios a partir disso são positivos tanto para os contribuintes e leitores dos documentos quanto para os operadores que não obterão problemas futuros com os casos.
IA como outra ferramenta de melhoria
Outra inovação possível de ser incluída no dia a dia é a Inteligência Artificial, muito comum de ser incorporada no processo de planejamento tributário ou ainda de forma preditiva informando antecipadamente sobre as possíveis mudanças nas leis ou sobre pagamentos de tributos próximos de serem realizados.
A Taxbox, Inteligência Tributária presente no mercado, garante a realização dos serviços citados acima, e inclui as inovações Visual Law e IA na rotina para a construção de um melhor trabalho. Entre em contato para saber mais.