Muitas instituições ainda estão em processo de recuperação da crise financeira vivida durante a pandemia da Covid-19, e para retornar a normalidade é comum que busquem por ferramentas que as auxiliem. A revisão fiscal costuma ser a opção escolhida por empresas de pequeno e médio porte, que coincidentemente foram mais afetadas pelas mudanças dos últimos anos, visto que ela acontece de forma diferente e mais veloz do que outros processos de reestruturação.
Objetivo de uso
Antes mesmo de recorrer a outras saídas, os empreendedores procuram reduzir ou alterar a qualidade de seus produtos, pensando em melhorar de alguma forma a situação que se encontram.
Ao conhecer melhor os seus direitos, instrumentos, e tributações passam a olhar para a revisão fiscal, buscando recuperar os créditos e levantar oportunidades não vistas pela empresa, como o pagamento em duplicidade de tributos ou os valores a recuperar por alterações nas leis tributárias.
Por ser de difícil entendimento e estar sempre em mudança – como é possível ver atualmente com a nova reforma tributária em discussão e a retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS – o olhar para a área tributária de uma instituição é extremamente relevante e pode ajudá-la a se reerguer com o valor restituído de eventuais erros ou alterações.
Importância para empresas pequenas e médias
A utilização da ferramenta pode ser importante para as empresas de pequeno ou médio porte por ser uma espécie de etapa que antecede a recuperação judicial, geralmente incluída em situações financeiras extremamente instáveis e que caminham para a falência.
Ainda que muitos achem que o recurso deva ser utilizado apenas por grandes empresas, pequenas instituições podem usufruir da ferramenta.
- Leia também:
Os passos para a recuperação tributária de uma empresa
E com a ajuda da tecnologia, como a inteligência artificial, por exemplo, fica ainda mais fácil de efetuar o processo, uma vez que a ferramenta pode ser programada para analisar qualquer informação que for programada. Os escritórios de advocacia, mais especificamente os operadores de direito da área, entendendo a necessidade dos clientes costumam integrar tais tecnologias para facilitar a revisão.
Ao realizar uma boa revisão fiscal, as instituições ganham em troca:
- Segurança financeira;
- Mitigação de riscos e punições futuras;
- Maior conhecimento das leis, o que evita o pagamento equivocado no futuro;
- Boa reputação com os consumidores.
Para passar por todo esse processo as instituições necessitam de ajuda de um especialista da área de direito tributário para realizar a análise das leis e garantir o retorno dos valores. O Taxbox é uma inteligência tributária pensada para ajudar seus clientes nos mais diversos serviços, sendo um deles a revisão fiscal. Entre em contato pelo link para saber mais e garantir a sua consultoria.