Todo cuidado é pouco e o início do ano já começa com diversas responsabilidades fiscais, como a carga tributária. É necessário que as empresas se atentem a esse detalhe, já que o número de impostos, revisões fiscais, o tão acalorado DIFAL e outras responsabilidades chegam com tudo nesse período do ano.
A carga tributária é um dos assuntos que mais deixam as empresas preocupadas, devido à sobrecarga que ela provoca. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é comprovado numericamente o volume de impostos, contribuições e taxas que refletem como sobrepeso o mercado.
Antes de iniciar todo o processo de responsabilidade com a carga tributária, é essencial que as organizações já possuam um planejamento tributário para evitar qualquer ação prejudicial à saúde financeira da empresa. O TaxBox, uma inteligência tributária, trabalha com um time especializado em planejamento tributário e outras soluções fiscais que podem auxiliar uma organização no desenvolvimento do planejamento tributário. Com uma consultoria especializada nessa função, ficará mais leve para a empresa lidar com as tributações podendo pagar inclusive menos impostos de acordo com a análise que um advogado tributarista consegue fazer.
Dito isso, separamos 5 dicas essenciais que poderão fazer total diferença no ano tributário de uma empresa
1 – A aprovação da Reforma tributária
Segundo o economista Luiz Carlos Hauly, autor da proposta de reforma tributária dentro da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 110/2019), declara convicção quanto as novas regras para cobrança de impostos no país, que caminham para aprovação até março de 2022. De acordo com o economista, o texto está finalizado e no aguardo para ser defendido pelo relator, o senador Roberto Rocha.
Após sua aprovação, é possível esperar benefícios para a economia brasileira ainda este ano, tornando essa proposta como um momento de renovação para o Brasil.
2 – Analisar a melhor escolha para o regime
No Brasil, temos três opções para escolha de regime:
– Simples Nacional – voltado para organizações que faturam até R$ 4,8 milhões ao ano, com adesão até 31 de janeiro;
– Lucro Presumido – direcionado para organizações que faturam até R$ 78 milhões ao ano;
– Lucro Real – indiferente do faturamento.
3 – Difal 2022
No dia 5 de janeiro de 2022, o Diferencial de Alíquotas (DIFAL), através da Lei Complementar nº 190/2022, foi aprovado com ressalva no artigo 3º, sob a aplicação de suas ações contando o prazo de 90 dias. Os contribuintes receberão a cobrança do DIFAL num prazo antes ou a partir do dia 4 de janeiro de 2022.
4 – Diminuição de benefícios fiscais de incentivos
Os benefícios fiscais estão sendo retirados de alguns setores, dentre eles a indústria química, que não pode se beneficiar mais com o PIS e Cofins que incide sobre as matérias-primas químicas e petroquímicas, devido a extinção do Regime Especial da Indústria Química (Reiq), com previsão de Medida Provisória nº 1095/2021, indo contra a decisão do Congresso Nacional de que tinha o benefício sob manutenção até 2025. Já o agronegócio deixou de adquirir isenção interna para fertilizantes e demais produtos, de acordo com as alterações feitas através do Convênio ICMS nº 26/2021.
5 – Planejamento Tributário
Por fim, o planejamento tributário é um dos principais pontos que uma empresa precisa levar em consideração, para que não sejam perdidas oportunidades e benefícios fiscais, além da diminuição dos gastos desnecessários e uma organização que precisa ser vista como prioritária. O TaxBox possui excelência no mercado com ações como o planejamento tributário e pode auxiliar uma empresa da melhor maneira e adequação que se encaixe com o perfil estudado.
Agenda uma demonstração e veja o que o TaxBox pode fazer para sua empresa.